Mosquitos

Bed Bug

Mosquitos

Mosquitos

gui
Pertencem à classe Insecta, ordem Diptera e família Culicidae. Seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Eles também possuem um par de antenas sensível ao tato e responsável por captar cheiros. Por possuírem capacidade de percepção química, esses animais sentem o odor corporal, a transpiração e o dióxido de carbono que os mamíferos e aves liberam no processo da respiração. As fêmeas se alimentam de sangue humano. Os machos se alimentam de seiva de plantas; suas picadas irritam e transmitem doenças; o seu corpo é delgado e o aparelho bucal é feito para sugar. O tempo de desenvolvimento do ovo até a fase adulta é de 10 a 14 dias. As fêmeas podem viver de 1 (um) a 2 (dois) meses e o seu voo pode variar de 7 a 15 km.

Aedes

As fêmeas, para realizarem hematofagia, podem percorrer até 2.500m. O Aedes aegypti tem como vítima preferencial o homem e não faz qualquer som audível antes de picar. Mede menos de 1 (um) centímetro, é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. Pesquisas realizadas em campo indicam que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis (muito utilizados para armazenagem de água para uso doméstico em locais dotados de infraestrutura urbana precária) são os criadouros, onde mais se reproduz o A. aegypti e, portanto, os mais perigosos. O seu principal controle é o das larvas, pois o controle de adultos com produtos químicos é apenas paliativo. O inseto transmite doenças, como a dengue. E, recentemente, chegaram ao Brasil os vírus Chikungunya e  Zica que causam doenças tão sérias quanto a dengue.

Culex

culex, assim como qualquer outro culicídeo, é  holometabólico (sofre metamorfose completa).  Também conhecido como muriçoca, este animal tira o sono de muitos cearenses. A  fêmea do culex põe seus ovos na água poluída,  a sua larva possui  um tubo ou sifão que permite que ela possa respirar, estando num ambiente aquático. A atividade desse mosquito hematófago se inicia com o crepúsculo vespertino, atingindo o pico por volta da meia-noite,  e decresce até o crepúsculo matutino.

Pular para a barra de ferramentas