Escorpiões podem matar?

Escorpiões podem matar?

Os escorpiões se espalharam muito por fortaleza nas últimas décadas e a espécie que aparece com mais frequência nas residências é o Tityus stigmurus, mais conhecido como  escorpião amarelo.

Esse tipo é extremamente perigoso e diversos acidentes com essa praga ocorrem todos os anos, mas afinal, o veneno do escorpião pode matar?

Nos últimos cinco anos o número de casos cresceu bastante no Ceará. Em 2020 eram registrados por dia 11,71 acidentes com essa praga.

Esses dados são preocupantes, pois em casos de crianças pequenas, idosos e alérgicos a toxina, a picada pode agravar e assim resultar em morte.

A picada pode causar vermelhidão, dor e inchaço. Nos casos em que há agravante causa enjoo, vômito, dor de cabeça, espasmos musculares e queda de pressão.

O que fazer se for picado?

No caso de uma emergência limpar com água e sabão e aplicar compressa quente no local  afetado pode ajudar.

Mas, em situações como essa, a melhor opção é que o indivíduo seja levado ao hospital, onde será tratado com soro antiescorpiônico, usado para combater o veneno. Quanto mais rápido uma pessoa for tratada com o soro após uma picada, maiores serão as chances de sobrevida. 

De maneira nenhuma faça um torniquete, curativos, tente espremer ou fazer sucção na ferida, uma vez que pode ocasionar infecções. Além disso é aconselhável evitar gelo ou água fria, pois acentua a dor.

Se seu condomínio ou residência apresenta um problema com essa praga, a prevenção é fundamental. Escorpiões são aracnídeos muito resistentes e devem ser controlados por empresas sérias que realmente consigam solucionar o problema.

Pelo que os escorpiões são atraídos?

Além do mais, uma infestação de escorpiões pode ser um problema ainda maior do que você espera, pois esses animais são atraídos e se alimentam principalmente de insetos como baratas, então, onde há muitos escorpiões, é quase certo que exista também uma grande concentração de baratas.

No Comments

Post a Reply