Dedetização ou Detetização?

Dedetização ou Detetização?

Quando escutamos o nome Controle de pragas sabemos o que significa, mas normalmente o nome que vem em nossa mente quando queremos controlar as pragas na nossa residência ou estabelecimento é dedetização.

Termo dedetização

O termo dedetização vem do inseticida DDT, que foi muito utilizado entre os anos 40 até os anos 70, quando seu uso foi proibido, mas, mesmo que o produto não esteja mais no mercado, esse nome ainda é bastante popular.

Por ser barato, o DDT se popularizou e seu uso cresceu exponencialmente de 250 toneladas em 1952 para 700.000 toneladas em 1977.

Por muito tempo essa substância foi sendo usada de maneira irresponsável e assim as pragas começaram a adquirir cada vez mais resistência, sendo necessário aumentar a dosagem do inseticida.

Quando as consequências do uso do DDT foram sendo percebidas um grande estrago já havia sido feito

Consequências do efeito acumulativo do DDT no ambiente:

O DDT é uma substancia acumulativa e demora de quatro a 30 anos para se degradar causando assim:

• Enfraquecimento de cascas de ovos;

• Contaminação de peixes;

• Contaminação de águas subterrâneas;

• Estudos sugerem que a substância é cancerígena, provoca partos prematuros, causa danos neurológicos, respiratórios e cardiovasculares;

• Foi encontrado resquícios de DDT até mesmo no tecido dos pinguins da antártica.

A grande diferença entre dedetizadoras e controladoras de pragas

Nas últimas décadas houve uma crescente pressão para redução do uso de inseticidas e a proibição do uso de alguns químicos, surgindo assim o controle de pragas que, diferente da dedetização, que usa apenas os produtos químicos no combate às pragas, o controle de pragas engloba uma série de medidas de prevenção, correção e controle.

Em muitos casos as empresas de dedetização não apresentam muito conhecimento sobre o manejo dos inseticidas, seu princípio ativo e sobre a biologia das pragas, podendo ser um risco para famílias e empresas.

Por isso é tão importante que você contrate empresas especialistas, controladoras de pragas, que pertencem às associações do seu estado. Essas empresas têm um metodo bem mais rigoroso na seleção de princípios ativos para inseticidas e aprensentam técnicos treinados para garantir que o serviço seja feito da forma mais minuciosa, responsável e segura.

Para saber mais sobre controle de pragas clique em Controle integrado de pragas.

No Comments

Post a Reply