5 Sinais de que há uma infestação por cupins em sua residência ou estabelecimento

5 Sinais de que há uma infestação por cupins em sua residência ou estabelecimento

O cupim é um inseto social, que se organiza em colônias (como as abelhas) e pode se alimentar de madeira. As espécies mais corriqueiras no meio urbano são o cupim de madeira seca e o cupim de solo.

O cupim de madeira seca pode ser identificado quando se encontra um pózinho granulado próximo a moveis de madeira, resultado de suas escavações no material e suas fezes. Já os cupins de solo são aqueles que deixam um caminho do solo até o teto do imóvel.

Como uma rainha cupim põe ovos diariamente e em algumas categorias podem chegar a por até 2.000 ovos por dia, sua alta disseminação no meio urbano pode rapidamente causar graves prejuízos à mobília do seu imóvel, tornando-a oca e frágil.

Diferente de outros insetos, o cupim não se caracteriza como praga pela proliferação de doenças, ele pode sim aumentar transtornos alérgicos e respiratórios, porém não transmite diretamente doenças.

Mas, afinal, como se detecta uma infestação de cupins?

Saber identificar que há uma infestação por cupins é fundamental para quem deseja garantir que seus bens permaneçam intactos. Infelizmente a maioria só observa a infestação quando a praga já se proliferou bastante, mas existem alguns sinais que podem ajudar em sua rápida detecção.

1. Fezes Excretadas

Aquele pó perto de móveis de madeira é talvez o sinal mais conhecido da existência de cupins, esses são, na verdade os excrementos.

Para se locomoverem dentro do local, esses insetos perfuram o interior da madeira e descartam para fora um resíduo parecido com serragem, mas na verdade são as fezes excretadas.

Esses dejetos serão encontrados nos locais com maior volume de madeira como portas, janelas e móveis de grande porte.

Por fora a madeira pode parecer intacta, mas, infelizmente, quando esse sinal é identificado a madeira pode já está gravemente comprometida por dentro. Significa que os cupins já se instalaram e formaram uma colônia no local.

2. Furinhos

Furos com 1 milímetro de diâmetro, é um sinal claro da existência de cupins no imóvel.

Para excretar fezes e restos de serragem os cupins abrem pequenos orifícios na madeira e esses furos ficam cada vez mais aparentes com a proliferação da praga. Além do mais, os cupins se alimentam primariamente de celulose, que faz parte do papel e alguns tecidos, portanto, furinhos em livros e documentos são mais sinais da presença do inseto.

3. Madeira oca e quebradiça

Talvez o seu móvel ou estrutura de madeira não apresente furos, mas se ela está oca e quebradiça é um forte indício que há uma colônia de cupins em seu interior.

Por mais que não tenha orifícios em sua superfície, existe provavelmente quinas ou áreas sem proteção na madeira que foram a porta de entrada para esses insetos.

4. Ruídos

Quando a colônia se proliferou bastante em alguma estrutura de madeira, as vezes é possível ouvir ruídos. Isso acontece pois a classe de cupins saldados estão batendo as mandíbulas contra a madeira dos seus móveis.

5. Asas Descartadas

Depois do período de reprodução, em que os cupins desenvolvem asas, os cupins abandonam os abrigos e voam buscando construir novas colônias em novos objetos de madeira e logo se desprendem de suas asas.
Portanto um dos principais sinais de cupins em sua residência são as asas descartadas pela propriedade. Muitos confundem as asas de cupim com asas de formiga, mas as estruturas são diferentes e o ideal é procurar empresas especializadas.

Identificou algum desses sinais? Descubra como reparar os danos

Os cupins de madeira seca, quando infestam peças pequenas, como os móveis, realizam um ataque discreto, podendo formar colônias completas no interior de uma peça, mesmo na de menor tamanho. No caso, o tratamento deve ser direcionado para os móveis afetados.Já o problema com os cupins subterraneos só é resolvido efetivamente com uma barreira química no imóvel.Algumas empresas realizam um serviço superficial, apenas pulverizando a madeira e o rastro onde o cupim aparece.

Esse procedimento, muitas vezes, alarga o problema, já que não estará eliminando a colônia completa e sim somente alguns operários. Portanto é essencial que se procure empresas de controle de pragas sérias e especialistas nesse serviço.


No Comments

Post a Reply