Columbia Lívia
Os pombos são animais protegidos pelos órgãos ambientais: é proibido matá-los. Como são considerados o símbolo da paz, muitas pessoas se surpreendem, quando descobrem que eles podem ser pragas. Sim, são pragas e uma das que transmite mais doenças. Apresentam, em média, o tamanho de 32cm e pesam 400gr; são fiéis ao seu parceiro até o fim da sua longa vida, que dura cerca de 20 anos; comem aproximadamente 60gr por dia e produzem até 12 quilos de fezes por ano. Suas fezes fermentam e acidificam, prejudicando telhados, pinturas de carros e móveis. Os pombos estão presentes em todas as grandes cidades do mundo. Não há nenhum predador nas grandes cidades que o ameace e sua reprodução é rápida, fatores que explicam o aumento progressivo da espécie.
Zoonozes
No Brasil, foram catalogados mais de 60 tipos de zoonoses e, em outros países, como, por exemplo, a Inglaterra, chegam a 116. Podemos citar como principais: meningite criptocócica, salmoneloses, alergias, doenças respiratórias, encefalite e histoplasmose.
Controle de Pombos
O controle do animal exige um profundo conhecimento de sua biologia e comportamento. As técnicas a serem utilizadas são de afugentamento e colocação de barreiras para que eles não entrem no ambiente. Estamos bem preparados para atender a demanda destes serviços, pois trabalhamos com equipamentos adequados e nossa equipe possui domínio das técnicas exigidas para o controle, além de ser treinada para o trabalho em altura com a NR 35, curso exigido pela Segurança do Trabalho.